Inscrições

 

 

 

Adair Mendes Nacarato (Universidade São Francisco/USF – São Paulo/Brasil)

Adair Mendes Nacarato Licenciada em Matemática pela PUC-Campinas; mestre e doutora em Educação pela FE/Unicamp. Atua como docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, Campus Itatiba, na linha de pesquisa Matemática, cultura e práticas pedagógicas. Suas pesquisas concentram-se no campo das práticas pedagógicas de ensino de matemática e formação de professores, com ênfase nas histórias de vida e na condição docente do professor que ensina matemática. Título da fala na mesa redonda: A educação matemática nos anos iniciais: contextos e perspectivas.

 

 

 Francisco Januário (Universidade Eduardo Mondlane – Maputo/Moçambique)

 

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O Prof Doutor Francisco Januário iniciou a sua careira como educador em 1988 tendo obtido o grau de licenciatura em Matemática e Física pela Universidade Pedagógica (Maputo, Moçambique). Continuando os seus estudos, obteve o grau de Mestre em Educação em 1998 pelo Instituto de Educação de Estocolmo, Suécia e concluiu o doutoramento em Avaliação e Garantia de Qualidade em Educação e Formação em 2008, pela Universidade de Pretória, África do Sul. Possui 6 anos de experiência de ensino na escola secundária, outros 6 anos de desenho e desenvolvimento curricular como técnico pedagógico do Instituto Nacional de Desenvolvimento de Educação (Maputo) e 12 anos de experiência como docente no ensino superior. As suas áreas de interesse incluem Metodologia de Investigação Educacional, Avaliação Pedagógica, Género em Educação e Avaliação de Projetos Educacionais. Membro de várias organizações académicas, o Prof Januário é atualmente o Diretor Adjunto para Investigação e Extensão e Director do Curso de Mestrado em Educação em Ciências Naturais e Matemática da Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo, Moçambique. Possui cerca de 10 publicações em revistas científicas e atas de conferências e é presidente da Associação Moçambicana de Ciências Naturais e Matemática.

 

 

Elenita Pinheiro de Queiroz Silva  (Universidade Federal de Uberlândia/UFU - Minas Gerais/Brasil)

 

 
 

Possui graduação em Licenciatura em Ciências 1º Grau pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1986), Licenciatura Plena em Ciências - Habilitação em Biologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1987), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2010). Atualmente é professora Adjunto I da Universidade Federal de Uberlândia atuando no ensino de Graduação e Pós-Graduação em Educação. Participa da Linha de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática do PPGED/UFU. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Biologia, atuando principalmente com as seguintes temáticas: corpo e sexualidade, currículo, ensino de Ciências/Biologia e cultura.

 

  

 

 

João Felisberto Semedo  (Universidade Pública do Cabo Verde/UniCV  Cabo Verde)

 

 
 

Professor da Universidade Pública do Cabo Verde. Presidente do Conselho Deliberativo do Departamento de Ciência & Tecnologia da UniCV. Diretor do Curso de Mestrado em Educação com ênfases em TIC e Educação Matemática. Doutor em Educação com especialidade em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa.

 

  

Martha Marandino  (Universidade de São Paulo/USP São Paulo/Brasil)

 

 
 

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade do CNPq Nível 2. Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1987), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2001) e Livre Docência pela Universidade de São Paulo (2012). Coordenadora do Grupo de Estudo de Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação da Ciência/GEENF. Atua no ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Ensino de Ciências e Educação em Museus, principalmente nos seguintes temas: ensino de biologia, educação não formal, educação em museus e divulgação científica. Foi presidente, vice-presidente (de 2002 a 2006) e tesoureira (de 2009 a 2011) da Associação Brasileira de Ensino de Biologia/SbenBio e vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciência (2005 a 2011)

 

 

   

 

 

Terezinha Valim Oliver Gonçalves  (Universidade Federal do Pará/UFPA – Pará/Brasil)

 

 
 

Possui graduação em Curso de Licenciatura em História Natural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975); graduação em Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975); especialização em Ecologia Humana na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000), na linha de pesquisa "Ensino, Avaliação e Formação de Professores". Atualmente faz parte do Corpo Editorial da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e é professora associada III da Universidade Federal do Pará, onde iniciou carreira em março de 1979. Criou o Clube de Ciências da UFPA, em 1979, tendo em vista a formação inicial de professores de Ciências e Matemática da Instituição. É pesquisadora na área de Educação em Ciências e Educação Ambiental, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: formação de professores, ensino de ciências, formação inicial, pesquisa narrativa e ensino com pesquisa. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, de 2002 a 2008. Foi Diretora Geral do INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA DA UFPA (antigo NÚCLEO PEDAGÓGICO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO), por dois mandatos consecutivos (2003 a 2011). Coordena o POLO ACADÊMICO UFPA do doutorado em rede da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC, desde 2010. 

 

Décio Auler (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/ Brasil) 

 

Licenciado em Física, mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e doutor em Educação - Ensino de Ciências Naturais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, com experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo, Ciência-Tecnologia-Sociedade e educação em ciências. Trabalha processos educativos referenciados por pressupostos do educador Paulo Freire e do Pensamento Latino Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade.

Jorge Martín Domínguez (Universidade de Salamanca, Espanha)

Doutor na Universidade de Salamanca Espanha, Mestre em TICs na educação com ênfase  na analise e  projetos de processos, recursos e praticas de formação. Seu doutoramento deu-se nas práticas TICs na sala de aula com alunos do segundo ciclo da educação infantil.

 

 

Comunicação: Normas de publicação do texto completo (veja template na área de downloads)

 

1. Enviados em anexo em arquivo .doc ou .rtf. Os arquivos deverão ter no máximo 2 Mb.
2. Devem ter no mínimo 7 e máximo 12 páginas.
3. Formatação:

 

  • Título em fonte Times New Roman, tamanho 14, negrito, centralizado, maiúscula e espaçamento simples entre linhas;
  • Após o título deve constar o nome do autor principal (que será o apresentador do trabalho); alinhado a direita, seguido dos nomes dos co-autores com espaçamento simples entre linhas. OBSERVAÇÃO: Os nomes dos autores e co-autores devem ser escritos por extenso, de forma completa e NÃO abreviada.
  • Deverá conter o Eixo Temáticono qual o trabalho se encontra antes do resumo.
  • Resumo e Abstract devem consistir em um texto de no máximo 250 palavras, em parágrafo único, justificado e espaçamento simples, fonte Times New Roman, tamanho 12.
  • Palavras-chave: Devem figurar logo abaixo do resumo, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Até três palavras-chave. As mesmas deverão aparecer após o abstract, em inglês.
  • Subtítulos: Em negrito, justificado, caixa alta e caixa baixa e espaçamento simples entre linhas.
  • Texto: Justificado, espaçamento de 1,5 entre linhas, fonte Times New Roman tamanho 12 (exceto nas notas de rodapé e nas citações em bloco).
  • No corpo do trabalho deve constar: Introdução, Referencial Teórico, Material e Método, Análise e Discussão e Considerações.
  • Margem superior 3 cm e inferior 2 cm.
  • Margem esquerda 3 cm e margem direita 2cm.
  • Papel tamanho A4.
  • As notas, se existirem, devem ser de rodapé.
  • As referências devem estar de acordo com as normas da ABNT.

 


 

Pôster: Normas dos resumos expandidos (veja template na área de downloads)

 

1. Enviados em anexo em arquivo .doc ou .rtf. Os arquivos deverão ter no máximo 2 Mb.
2. Devem ter no mínimo 2 e máximo 3 páginas.
3. Formatação:

 

  • Título em fonte Times New Roman, tamanho 14, negrito, centralizado, maiúscula e espaçamento simples entre linhas;
  • Após o título deve constar o nome do autor principal (que será o apresentador do trabalho); alinhado a direita, seguido dos nomes dos co-autores com espaçamento simples entre linhas. OBSERVAÇÃO: Os nomes dos autores e co-autores devem ser escritos por extenso, de forma completa e NÃO abreviada.
  • Deverá conter o Eixo Temático no qual o trabalho se encontra antes das palavras-chave.
  • Palavras-chave: Devem ser separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto, até três palavras-chave.
  • Subtítulos: Em negrito, justificado, caixa alta e caixa baixa e espaçamento simples entre linhas.
  • Texto: Justificado, espaçamento de 1,5 entre linhas, fonte Times New Roman tamanho 12 (exceto nas notas de rodapé e nas citações em bloco).
  • No corpo do trabalho deve constar: Introdução, Referencial Teórico, Material e Método, Análise e Discussão e Considerações. Tamanho mínimo de 2 e máximo de 3 laudas.
  • Margem superior 3 cm e inferior 2 cm.
  • Margem esquerda 3 cm e margem direita 2cm.
  • Papel tamanho A4.
  • As notas, se existirem, devem ser de rodapé.
  • As referências devem estar de acordo com as normas da ABNT.

 

  1. Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
  2. Educação Ambiental
  3. Educação em Ciências
  4. Educação em Saúde
  5. Educação Tecnológica e profissional
  6. Ensino de Biologia e Química
  7. Ensino de Física e Matemática
  8. Formação de Professores no ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias
  9. Políticas públicas de Educação Científica e Tecnológica
  10. TIC no ensino-aprendizagem de ciência e tecnologia